O que é um aplicativo?
A iugu disponibiliza diversos produtos financeiros em forma de aplicativos. Esses aplicativos podem ser pagos, como os aplicativos que geram cobranças financeiras, ou grátis, como o aplicativo de comunidade. Um aplicativo instalado na área de trabalho, disponibiliza suas funcionalidades de forma integrada à plataforma, sem a necessidade de criar um novo cadastro.
Loja de aplicativos
Os aplicativos estão disponíveis na loja de aplicativos. Nela é possível pesquisar aplicativos por categoria, ver todas as informações relevantes sobre o aplicativo, como as avaliações, quem o desenvolvedor e os custos atrelados ao uso do aplicativo.
Tipos de Aplicativos
Existem dois tipos principais de aplicativos na plataforma iugu:
1 - Aplicativos de integração
Os Aplicativos de Integração representam aplicações clientes dentro da plataforma iugu e são utilizados principalmente para integrar essas aplicações com outros aplicativos da plataforma, por exemplo para consumir APIs de outros aplicativos da plataforma.
- Esses aplicativos geralmente permanecem privados e não são visíveis ao público na loja de aplicativos.
- Os principais pontos de configuração de um aplicativo de integração são:
Saiba mais
Caso queira saber mais sobre aplicativos, acesse as páginas a seguir:
2 - Aplicativos de serviço
Os Aplicativos de Serviço disponibilizam funcionalidades diretamente para os clientes da plataforma (usuários ou aplicações), podendo ser públicos ou privados. Esses aplicativos podem ter interfaces web, mobile ou apenas fornecer APIs. Estes são os aplicativos que serão instalados em sua área de trabalho.
Info
Note que embora exista essa divisão conceitual de aplicativos, na prática, não existe esta divisão na plataforma. Além disso, os papéis podem se misturar, por exemplo: Um aplicativo pode ser tanto de integração quanto de serviço. Esses aplicativos são híbridos.
- Exemplo de um aplicativo híbrido: Um aplicativo de Cobrança Recorrente, que utiliza outros aplicativos como cliente (ex.: Pix, cartão de crédito, boleto) e, ao mesmo tempo, fornece serviços próprios na plataforma.
Porque criar um aplicativo?
Existem três cenários que justificam a criação de um aplicativo:
- Integração com outros aplicativos via API: Ao criar um aplicativo, você terá acesso a credenciais que permitem gerar tokens e realizar chamadas às APIs de outros aplicativos.
- Disponibilizar um serviço na plataforma iugu para outros usuários: Caso você queira fornecer um serviço para outros usuários da plataforma iugu, você também pode fazer isso através de um aplicativo.
- Disponibilizar um serviço na plataforma iugu para outros desenvolvedores: Desenvolvedores de aplicativos podem fornecer serviços infraestrutura para outros desenvolvedores, funcionando como uma cadeia de serviços dentro do mesmo ecossistema.
Esses três cenários exemplificam a cadeia de fornecimento de serviços da plataforma iugu. Em ordem, um cliente que deseja integrar um serviço de pagamentos ao seu sistema pode fazê-lo através de um aplicativo. O desenvolvedor desse serviço configura os acessos, permissões, contratos e cobranças através de um aplicativo. Esse serviço depende de uma infraestrutura de automação, que por sua vez também disponibilizada e configurada através de um aplicativo. Vemos então a importância e a responsabilidade de um aplicativo na plataforma iugu.
Cadeia de serviços
Em uma cadeia de consumo de serviços, podemos então ter um aplicativo de integração consumindo o serviço de um aplicativo de serviço que, por sua vez, consome o serviço de outro aplicativo de serviço.
O diagrama a seguir exemplifica uma cadeia de serviços com quatro aplicativos. Um aplicativo de integração, para que o cliente final possa consumir serviços, um aplicativo de serviços de cobrança recorrente, um aplicativo de serviços de cobranças de Pix e um aplicativo serviços de infraestrutura de Pix.