Docs
...

Publicando um aplicativo

Como criar um aplicativo

Você já deve ter criado um aplicativo para realizar alguma integração, então esse tutorial assume que o básico de criação de aplicativos, você já sabe. Caso ainda não tenha criado um aplicativo, siga esse passo a passo.

Porque publicar um aplicativo?

Diferente de um aplicativo criado para realizar uma integração na plataforma, um aplicativo publicado fica disponível para outros usuários através da Loja de aplicativos. Seu aplicativo, uma vez publicado, poderá ser instalado em qualquer área de trabalho.

Um aplicativo fornecido na loja ganha visibilidade e pode comunicar para seus usuários quais os serviços fornecidos e os valores cobrados.

Preparar um aplicativo para publicação

Configurações gerais

  • No menu Listagens, configure o nome, logo, descrição, texto promocional (detalhes sobre funcionalidades e informações adicionais sobre o aplicativo) e adicione as categorias relevantes ao seu aplicativo. Referência

  • No menu Imagens, adicione as imagens relevantes para promover seu aplicativo. Referência

Essas duas etapas são as mais importantes para a exibição do seu aplicativo na loja.

Logo

Caso seu aplicativo não tenha um logo configurado, ele irá aparecer na Loja com as 3 letras iniciais como logo.

Níveis de integração

  • Configure o nível de integração do seu aplicativo. Referência

Recomendamos começar com o nível de acesso mais básico e adicionar os níveis extras conforme necessário.

Ações implementadas

  • Defina e adicione as ações implementadas do seu aplicativo. Referência

Essa etapa é crucial para a segurança do seu aplicativo e seus usuários. Ações implementadas permitem que o desenvolvedor do aplicativo verifique, através do nosso servidor de autorização, os acessos no seu aplicativo e se o usuário ou app tem a autorização necessária.

Aviso

Um aplicativo sem ações implementadas funciona normalmente, mas sem nenhuma garantia de segurança de autorização. Isso significa que qualquer usuário da área de trabalho que instalou o aplicativo pode executar qualquer ação. Quanto mais refinamento nas ações implementadas, mais segurança o aplicativo passa para os usuários o instalarem.

Ações consumidas

  • Adicione as ações consumidas do seu aplicativo se for necessário. Referência

Se o seu aplicativo funcionar através de serviços fornecidos de outros aplicativos, as ações referentes ao aplicativo em questão devem ser adicionadas nas ações consumidas. Caso contrário, essa etapa pode ser desconsiderada.

Contrato

  • Defina e adicione um contrato que será assinado pelos seus clientes, caso necessário. Referência

Consulte com sua equipe jurídica, quais termos e condições devem ser acordados pelos seus usuários. Lembre-se de que eles não podem ir contra o que já foi estabelecido nos Termos de uso da plataforma iugu.

Cobranças

  • Defina e configure seu modelo de cobranças. Referência

Acesse a referência e leia bem os modelos de cobrança disponíveis. Os valores cobrados serão exibidos na loja de aplicativos antes da instalação.

Tornando o aplicativo público

  • Quando estiver pronto para publicar seu aplicativo, volte no menu Listagens, marque a caixa com o texto Público e clique no botão .

Sucesso

Parabéns, você acabou de publicar seu primeiro aplicativo! Agora ele está disponível na loja de aplicativos e poderá ser instalado por qualquer área de trabalho na plataforma iugu.