Docs Console
...

Áreas de Trabalho

Introdução

Para utilizar os aplicativos na plataforma iugu, eles precisam ser adicionados em uma área de trabalho específica dentro do ambiente da iugu. As áreas de trabalho são espaços únicos e isolados que proporcionam um ambiente seguro para gerenciar e operar os dados associados a esse ambiente.

Quando um usuário instala um aplicativo no Console, este aplicativo é obrigatoriamente associado à uma área de trabalho. Por isso, no momento em que o usuário cria a sua conta, uma área de trabalho padrão (Default) é automaticamente criada e associada à sua conta.

A área de trabalho é um espaço de trabalho que pode ser compartilhado com outros usuários do Console, por exemplo, os membros da sua equipe. É possivel determinar quais aplicativos cada membro pode acessar e as permissões específicas para cada um deles. Desta forma você pode criar uma estrutura muito segura e ao mesmo tempo flexível para seus colaboradores.

O usuário do Console pode criar várias áreas de trabalho. Por exemplo, uma área de trabalho para cada cliente ou para cada projeto.

Essas áreas de trabalho podem ser configuradas para servir diferentes propósitos, como projetos individuais, ambientes de desenvolvimento, ambientes de produção, entre outros. Cada área de trabalho contém recursos e configurações separadas, garantindo que os dados e as operações estejam isolados do resto do sistema.

Por exemplo, uma área de trabalho dedicada ao desenvolvimento permite aos desenvolvedores testar e experimentar recursos sem afetar o ambiente de produção. Da mesma forma, uma área de trabalho designada para um projeto específico manterá todos os recursos e informações relevantes a esse projeto em um local separado e seguro.

A utilização das áreas de trabalho, em combinação com o fluxo OAuth 2.0, oferece um alto nível de controle e segurança, permitindo que os usuários da plataforma iugu personalizem e gerenciem seus aplicativos e dados de maneira eficiente e protegida. É uma solução versátil que facilita a colaboração, a inovação e a gestão robusta dos recursos dentro da plataforma.

Gerenciando áreas de trabalho

A área de trabalho selecionada atualmente é indicada em um botão no cabeçalho do Console. Este botão dá acesso ao sub-menu da área de trabalho.

A primeira opção deste sub-menu é “Gerenciar área de trabalho”, que direciona para um tela onde é possível alterar o nome da área ou incluir um logo. Também é possível alterar o pseudônimo da área de trabalho, que será utilizado em referências de recursos associadas à área. Por exemplo, URLs de APIs.

Abaixo vemos um exemplo da tela de edição dos dados básicos da área de trabalho.

Gerenciando Área de Trabalho

Faturamento

Todas as atividades dos aplicativos de uma área de trabalho são registradas no Faturamento. Mensalmente, os valores são agrupados por área de trabalho e é emitida uma fatura. Para maiores informações leia a documentação sobre faturamento.